Para você que gosta de fazer a diferença!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Alimentos que o Cachorro NÃO pode comer!

Eu esta um dia me perguntando o por que temos que dar ração para os cachorros... Eles parecem gostar tanto quando cai um pedacinho de comida no chão...
Então resolvi
pesquisar sobre e li que nossa forma de absorção é diferente que a dos animais e que temos bactérias diferentes no estomago, facilitando a digestão de alguns tipos de alimentos. Enquanto o Alho para a gente pode ajudar como um antiinflamatório e serve como tempero para nossa comida, mas para os cães pode ser fatal. E isso segue com varios alimentos que comemos....

Um produto em específico eu gostaria de dar um aviso:

Xilitol:
é uma substancia que já foi indicada por muitas pessoas e em vários sites para ser colocado na água dos cães. A prescrição é para prevenir tártaros e problemas bucais.Por causa dessa indicação vários cães foram intoxicados e muitos morreram.

Por isso, muito cuidado na hora de pegar uma informação, sempre confira com o veterinário antes de tomar alguma decisão em relação ao seu bichinho...

Sei que muitos ficam apreensivos em ir a um veterinário e pagar uma consulta somente para fazer um
a pergunta, mas tenho certeza que se você der uma ligadinha ele não vai se importar de responder sobre o assunto e se for necessário, vai pedir para você passar no consultório. Cada animal tem uma dose e uma forma de tratar diante a um assunto.

Vou publicar o que eu achei no site:
http://murall.com.b
r/como-evitar-alimentos-venenosos-aos-caes/

“Existem alguns alimentos comuns a mesa dos humanos que são letais para cachorros. É importante saber sobre eles para evitar envenenamento ou problemas severos até fatais para seu melhor amigo. Passos:
1. Entenda que, mesmo se for seguro para você com
er um determinado alimento, isto não significa que seu cachorro deve comer dele também.

2.
Familiarize-se com os alimentos humanos mais comuns que são venenosos aos cães (e alguns para gatos):

Chocolate contém theobromina (um derivado da metilxantina). É venenoso e pode ser fatal ao cachorro. Sintomas de envenenamento por chocolate vão de vômito, diarréia, falta de fôlego, micção frequente, sede, convulsões, hiperatividade, arritmia cardíaca e possivelmente morte. O efeito negativo depende da qualidade, quantidade e do peso do animal.[1]
Café/cafeína têm o mesmo efeito que o chocolate. Cafeína, como a teobromina, é um derivado da metilxantina com efeitos similares em cães.


Álcool pode causar vômitos, diarréia, falta de coordenação, apnéia (falta de fôlego), acidez no sangue, coma e morte, assim como nos humanos. A diferença é que cães são menores (o peso do animal afeta o efeito de venenos e remédios) e menos adaptáveis, sendo assim mais sucetíveis a intoxicação.
Cebolas, alho e cebolinha de todos os modos (secos, frescos, cozidos) contém tiosulfato, que irrita o trato gastrointestinal do cão. Uma dosagem relativamente alta (600-800g) em uma única refeição ou ao longo de alguns dias pode danificar os glóbulos vermelhos (anemia hemolítica)[2].
Nozes de macadâmia (tanto cruas quanto torradas, assim como manteiga de macadâmia) contém uma toxina desconhecida que causa dificuldades motoras: fraquezas, falta de fôlego, tremores e membros inchados.[3]. Macadâmia é comum em cookies, logo tome cuidado com o que dá de comer a seu cachorro.
Uvas e uvas passas - podem causar insuficiência renal [4]. Não se sabe qual a substância das uvas que causa estes efeitos. Uvas passas são encontradas em diversos biscoitos e bolos.


Abacate - a substância chamada de persina pode causar vômitos, diarréia e problemas cardíacos.



Fermento - presente em massas de bolos e pães antes de cozinhar. O fermento vai continuar a crescer no estômago de seu cão e pode causar inchaços, gases (lembre-se de que cães não conseguem arrotar) e até ruptura dos intestinos e estômago.

Carne e ovos crus - assim como nos humanos, estes alimentos podem conter as bactérias salmonella e E. coli. Ovos crus contém uma enzima (avidina) que pode causar problemas de pele e pêlo no cão.

Leite - cães não têm muita lactase, a enzima que digere a lactose, e o consumo de leite de vaca pode causar inchaços, diarréia e outros problemas digestivos.


Xilitol - pode causar falha do fígado pelo excesso de liberação de insulina, vômitos, letargia e perda de coordenação. Não demora para que os sintomas da insuficiência hepática sejam visíveis - em alguns dias. Tome cuidado pois a substância está presente em vários produtos, como doces, chicletes, pasta de dentes e alguns alimentos assados.

Ossos de Animal: Alguns ossos podem sufocar, ou podem quebrar em lascas que ficam alojadas no trato digestório. Ofereça ossos longos e com tutano, pois são menos propensos a quebrar, ou ossos artificiais que degradam devagar[5].


3. Verifique os alimentos que compartilha com seu cão com cuidado. Muitos destes ingredientes estão presentes em biscoitos, pães, bolos, conservas e outros alimentos processados. É muito importante tomar cuidado com o que dá a seu cão para evitar estes alimentos venenosos.

4. Dê a seu cão uma dieta saudável e balanceada. Verifique os alimentos apropriados para seu tipo de cão e faça visitas regulares ao veterinário para verificar se seu cão está em boa forma.
Minimize os lanches da mesa dos humanos para seu cão. Isto encoraja maus hábitos no cão e no humano, e borra a linha entre quais alimentos são bons e quais são ruins para o cão.

5. Contate seu veterinário imediatamente se ver algum sinal de fraqueza, envenenamento, falta de coordenação, letargia, espuma na baba ou qualquer outro comportamento incomum vindo destes alime
ntos. Como em qualquer caso de envenenamento, a demora pode ser fatal, portanto não hesite.

Dicas

• Apesar deste artigo ser dirigido a donos de cães, alguns destes alimentos (incluindo, mas não restrito ao chocolate e cafeína) também são venenosos aos gatos.
• Pão assado não traz problemas se for em pequenas quantidades.

• Mostre às crianças esta lista e ensine a elas bem cedo o que podem e o que não podem dar aos cachorros.
Avisos
• Leve seu cão ao veterinário imediatamente se ele mostrar qualquer sinal de envenenamento ou um dos sintomas descritos acima se ele consumir qualquer destes alimentos.
• Tome cuidado que só porque você já deu a seu cão um alimento ruim uma vez não significa que ele pode consumi-lo. Algumas toxinas demoram para sair do organismo do cão, e o efeito da dosagem pode ser cumulativo, causando uma reação severa ou fatal depois de uma certa quantidade.”

Obrigada,

Gabriela Rodrigues

Grupo CÃO Amigo

2 comentários:

  1. Pesquisei melhor sobre o alho, muitos sites sobre cão recomendam.

    ResponderExcluir
  2. Veterinários afirmam que o alho causa morte celular nos cães. O alho nos humanos tem efeito positivo pra melhorar a imunidade. Tem um mito sobre alho prevenir pulgas em cães, mas recomendo procurar outro método. Existem produtos, shampoos e até ervas que tratam melhor esse parasita.

    Café: a cafeína acelera o coração e pode causar ataques cardíacos.
    Alho: a alicina, substância presente no alho, destrói as células vermelhas do cão, causando anemia até falência renal por perda de hemoglobina.
    Cebola: provoca danos cumulativos à hemoglobina canina. Ingerir pequenas porções ao longo do tempo é perigoso.
    (http://www.agropetariquemes.com.br/noticia.php?id=9)

    mais notícias:
    http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3189471-EI8145,00-Cebola+e+alho+podem+causar+envenenamento+em+caes.html

    ResponderExcluir